Na última segunda-feira (05/09) foi cumprida mais uma etapa da Iniciativa “Gás para Crescer” com a realização de oficina de trabalho. O evento contou com a presença de aproximadamente 150 participantes distribuídos na Sala Plenária do Ministério de Minas e Energia, em Brasília (DF), no Escritório Central do Operador Nacional do Sistema (ONS), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e na Sede da Câmera de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo (SP). No Rio de Janeiro e São Paulo a participação foi viabilizada por meio de videoconferência.

A oficina faz parte de uma sequência de eventos técnicos cujo objetivo é discutir com os agentes do setor, públicos e privados que representam os diversos segmentos da indústria, entre eles formuladores de políticas públicas, reguladores, produtores, transportadores, comercializadores, distribuidoras e consumidores, os temas endereçados nas diversas frentes de trabalho que integram a iniciativa. Na ocasião foi apresentada uma atualização das ações empreendidas pelo núcleo operacional, formado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pelo MME (coordenador), desde o lançamento da iniciativa, em junho próximo passado,  até o final do mês de agosto, mas sobretudo teve como objetivo abrir espaço para uma discussão com a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) acerca do papel que a Estatal exerce na coordenação do mercado de gás natural no Brasil.

O evento contou com a presença do Ministro de Estado de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, do Secretário Executivo do MME, Paulo Pedrosa, e do Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Márcio Félix, que reforçaram a importância de estabelecer novas diretrizes para o setor. Segundo o Ministro, existe uma oportunidade única de diversificação dos agentes do setor, permitindo um ambiente mais competitivo para nossa indústria.

Ainda em setembro ocorrerá mais uma oficina de trabalho. Concluída essa etapa o Ministério disponibilizará em seu sítio eletrônico, no início do mês de outubro deste ano, para comentários e sugestões, um conjunto de medidas concretas de aprimoramento do arcabouço normativo do setor de gás. Confira a seguir as apresentações que foram feitas na oficina de trabalho.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia

Fonte: MME

 

Deixe uma resposta